•
Publicado em 2006, O Menino do Pijama Listrado é um romance do escritor irlandês John Boyne que combina simplicidade narrativa com uma ambientação histórica profundamente trágica. Situada durante a Segunda Guerra Mundial, a história é contada sob a perspectiva de Bruno, um garoto de nove anos, filho de um oficial nazista transferido para administrar…
•
Publicado pela primeira vez em 1875, O Crime do Padre Amaro é um dos primeiros romances de Eça de Queirós e um marco do realismo em Portugal. A obra surgiu no contexto da chamada Geração de 70, um grupo de intelectuais que buscava renovar a literatura e o pensamento portugueses, influenciados por correntes como…
•
Publicado em 1857, Madame Bovary é o romance de estreia de Gustave Flaubert e um marco do realismo na literatura ocidental. Escrito ao longo de cinco anos, o livro provocou grande polêmica na França de meados do século XIX, levando seu autor a responder a um processo por imoralidade e ofensa à moral pública,…
•
Escrito ao longo de quase toda a vida de Johann Wolfgang von Goethe, Fausto é uma das obras mais importantes da literatura alemã e do romantismo europeu. A primeira parte foi publicada em 1808 e a segunda apenas em 1832, ano da morte do autor. Inspirada na lenda germânica do doutor Fausto, que vende…
•
Publicado entre 1913 e 1927 em sete volumes, Em Busca do Tempo Perdido (À la recherche du temps perdu) é a obra monumental de Marcel Proust e um marco absoluto da literatura moderna. O primeiro volume, No Caminho de Swann, saiu em 14 de novembro de 1913, com edição custeada pelo próprio autor, e…
•
Escrita por volta de 1595 e publicada pela primeira vez em 1597, Romeu e Julieta é uma das tragédias mais conhecidas de William Shakespeare e um dos textos mais adaptados da história da literatura. A peça foi composta no período elisabetano, quando o teatro inglês vivia uma fase de intensa experimentação e popularidade, e…
•
Publicado originalmente em folhetins na Revista Brasileira entre março e dezembro de 1880, e em livro no ano seguinte, Memórias Póstumas de Brás Cubas marca o início da fase realista de Machado de Assis e é considerado um divisor de águas na literatura brasileira. Escrito no contexto da monarquia tardia no Brasil, às vésperas…
•
Publicado em 1864, Memórias do Subsolo é considerado um dos textos mais influentes de Fiódor Dostoiévski e um precursor do romance psicológico e existencialista. A obra foi escrita pouco após a morte da primeira esposa do autor e de seu irmão Mikhail, em um momento de dificuldades financeiras e de reflexão intensa sobre a…
•
Publicado em 1899, Dom Casmurro é uma das obras mais estudadas e discutidas de Machado de Assis e marca a fase madura do autor, inserida no realismo brasileiro. Escrito no contexto da virada do século XIX para o XX, período em que o Brasil passava por transformações políticas e sociais após a Proclamação da…
•
Publicado originalmente em 28 de janeiro de 1813, Orgulho e Preconceito é a obra mais conhecida de Jane Austen e um dos grandes clássicos da literatura inglesa. Escrito durante o período da Regência no Reino Unido, o romance reflete a sociedade inglesa de transição entre o século XVIII e XIX, marcada por rígidas normas…